Skip to content

Padrões de beleza

Março 1, 2012

Como posso  aceitar meu corpo da forma que Deus fez?

Não tenha como parâmetro de comparação às capas de revista.

“O vosso adorno não seja o enfeite exterior, mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranqüilo, que és, para que permaneçam as coisas” – I Pedro 3:3-4
Quer dizer que seu corpo não se parece com o das modelos que embelezam as capas de revista? Nem com o das que as precederam? Há quarenta anos, as mulheres que apareciam  nas capas de revistas, não eram magricelas, eram mais robustas. Ou seja, o “padrão” de beleza, mudou!
No passado, ser magra não era moda, e também nem era bonito. E quando o artista Rembrandt  e seus contemporâneos pintavam o ideal de um corpo feminino bonito era de formas ainda maiores e mais arredondadas. Imagine como as mulheres magras devem ter se sentido imperfeitas naquela época!
Salomão já dizia: “Vaidade! Tudo é vaidade!” Cuidado, para que a sua preocupação com a aparência, não vire um pecado!
Os padrões de beleza são subjetivos. Uma pinta no rosto é tremendamente bonita, feia, ou algo que chama atenção? Um rosto em formato de coração é gracioso ou infantil? A mulher ser alta é elegante ou um exagero? Que padrões você precisa aceitar?
Use como base, os padrões de Deus! E se você está se perguntando se Deus possui um padrão de beleza, a resposta é SIM! E é um padrão PERFEITO! Então devemos ser perfeitos(as)? Certamente não!
Entendamos o padrão de beleza de Deus:

Ele foi o primeiro a conhecer o que é bonito, quando criou a beleza- uma terra bem banhada, o Sol e a Lua que se alternavam no céu, animais que faziam o lar na Terra. Salmos 104, dá uma pequena ideia disso: As árvores do Senhor fartam-se de seiva, os cedros do Líbano que ele plantou, nos quais as aves se aninham, e a cegonha, cuja casa está nos ciprestes. Os altos montes são um refúgio para as cabras montesas, e as rochas para os querogrilos. Designou a lua para marcar as estações; o sol sabe a hora do seu ocaso. Ordenas a escuridão, e faz-se noite, na qual saem todos os animais da selva. Os leões novos os animais bramam pela presa, e de Deus buscam o seu sustento. Quando nasce o sol, logo se recolhem e se deitam nos seus covis. Então sai o homem para a sua lida e para o seu trabalho, até a tarde.  Ó Senhor, quão multiformes são as tuas obras! Todas elas as fizeste com sabedoria; a terra está cheia das tuas riquezas” (Salmos 104:16-24) É muito interessante você perceber a sincronia que há, nesses nove versículos que fazem um breve resumo da criação. É exatamente aí que está a beleza!
Eu e você, também fazemos parte desta espetacular criação- de fato, o pináculo da criação. “Antes que te formasse no ventre te conheci, e antes que saísses da madre, te santifiquei…” (Jeremias 1:5)
A medida de sua cintura, de seu quadril, de seu busto a cor do seu cabelo e o tamanho de seus sapatos são do conhecimento de Deus, pois afinal, foi Ele quem os criou!
E se Ele te criou assim, do jeito que você é, certamente foi porque sabia que você ficaria bem com o cabelo enrolado e pele clara, ou liso com pele escura, mais alto, mais magro, ou com as peculiaridades que às vezes somente nós temos! Deus pensou em cada detalhe, com muito carinho, tenho certeza!
No momento da criação, Deus formou o homem com suas próprias mãos. Imagine só que ESPETÁCULO!!!
Nós  já ouvimos ou falamos a expressão: “Ahh, aquela pessoa não é bonita, mas ela é tão simpática que se torna bonita!”
Isso é muito simples de se explicar: o sorriso e a simpatia são maneiras de expressar o que temos dentro de nós! É isso que é o padrão de beleza de Deus! Para Ele, só importa o que temos dentro. O exterior não faz diferença! Mas sim, se você cultivar coisas boas dentro de  si, será isso que transmitirá para os outros através de suas expressões! Mulheres, cultivemos o amor, a graça e o zelo! Homens, cultivem o cavalheirismo, a sinceridade e o afeto!
Essa preocupação excessiva é muito comum principalmente entre as mulheres e a grande vilã da história é a mídia, que se aproveita do seu poder, para impor o que é “certo” e “errado”, “bonito” e feio”. Não se deixe levar por esse “padrões” que são baseados somente em opiniões de uma minoria de seres humanos, que nem ao menos conhecem o grande Criador da Beleza!- Deus.
     
           Uma moça sábia disse:
“Beleza é mais que um rosto atraente ou andar na última moda. Uma boa higiene, pele bem cuidada, trajes apropriados e modos graciosos devem ser o meio de exibir uma aparência exterior que atraia outras pessoas e lhe proporcione a oportunidade de dar testemunho de Cristo que habita em nós. O rosto da mulher é, em geral, o espelho do coração. Quando ela confia no amor do SENHOR, suas feições se suavizam e as rugas se atenuam. A paz e a alegria interiores refletem-se no rosto dela. As ações e atitudes da mulher, costumam indicar onde suas raízes foram plantadas.”
“Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada” (Provérbios 31:30).
Não podemos cair nos extremos: Devemos nos cuidar, pois afinal nosso corpo é templo do Espírito Santo (“Ou não sabeis que o vosso corpo é templo do Espírito Santo?” I Coríntios 6:19). Mas não deixe que isso seja primordial em sua vida!
O outro extremo, é não se cuidar, andar de qualquer jeito, caindo no relaxo! rs
Repito o versículo de I Coríntios 6:19!
Quando nos vemos pela perspectiva dEle, nossos pensamentos o agradam, pois Ele é Aquele que nos alegra, e só então, estaremos felizes pelo que realmente somos! Nossa alegria não deve estar baseada no que somos ou temos, deve estar baseada na alegria do Senhor “A minha meditação acerca dEle será suave; eu me ALEGRAREI no Senhor”- Salmos 104:34
Seja feliz da maneira que o seu cabelo tem caimento, não se importe se você não é igual a mulher mais linda do mundo, não fique triste se você não tem uma boca avantajada igual a da Angelina Jolie! haha
Aceite-se da maneira como você é! Ao invés de se incomodar com seus defeitos, valorize as suas qualidades, e aquilo que tem de mais belo! Cuide em primeiro lugar do seu interior!
Hoje, você já cultivou o amor, paz e alegria, ou se preocupou primeiro com o seu  cabelo e rosto?!
Todos somos belos, aos olhos do Pai
Anúncios
2 comentários leave one →
  1. Outubro 14, 2012 6:56 pm

    oi Thaís! eu estava lendo no blog da Ellise um post sobre isso, e ela colocou um link para o seu site. muito edificante! vou favoritá-lo para te acompanhar também =D
    que Deus continue te usando!

    • Outubro 15, 2012 7:04 pm

      Que bom que edificou sua vida, minha linda! Espero que os outros textos possam abençoar a sua vida também! E que o Senhor use a todos nós, os seus filhos!

      Com carinho, Thais.

Deixe seu comentário!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: