Skip to content

#EuDecidiEsperar

Março 22, 2012
Ontem fiz um mês de namoro! (: E em comemoração, resolvi escrever este texto que afinal são tópicos que me ajudaram não apenas encontrar o “amor da minha vida”, mas a pessoa a qual eu quero estar ao lado pro restante da minha vida! –Victor Ferro 
 
                                                    (Obs.: Um dos melhores meses que já tive! rs)
(Na verdade nem busquei, nem procurei… o Pai do Céu que me trouxe ele como um presente! Mais detalhes no post! haha) Quero compartilhar o que me ajudou a encontrar não alguém perfeito, mas alguém que se encaixa em mim da maneira mais perfeita que alguém possa imaginar! Alguém que têm qualidades que eu desejo e defeitos que posso suportar facilmente!
[Antes de tudo, gostaria de falar que você não é incompleto! Deus não te fez uma pessoa incompleta e portanto você NÃO precisa de outra pessoa pra te completar, ou para você ser feliz! Deus não faz nada pela metade. Por isso, essa história de cara metade, alma gêmea etc, é furada! rs Realmente é bom que tenhamos alguém ao nosso lado para que juntos, cresçamos! Mas não é uma “lei”.]

#EuDecidiEsperar. Essa, foi uma frase usada por muita gente (principalmente jovens) nos últimos tempos, nas redes  sociais. Pena que não é aplicado às nossas vidas sempre, né!

Quando pedimos algo para Deus, só existem três respostas que podemos receber:
  • Sim   
  • Não 
  • Espere
Em grande parte das respostas de Deus às nossas petições, Ele nos responde com o “espere”. (Acho que é de unanimidade a preferência pelo sim, e em alguns casos aceitamos até o não. Mas o espere… Hmm, esse é sempre o mais difícil de aceitar).
Mas é exatamente dessa maneira que Deus vai nos ajudando a desenvolver a nossa paciência. É nela que o SENHOR trabalha em nós!
“E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, e a paciência traz a experiência, e a experiência a esperança.” -Romanos 5:3-4

Esse “decidi esperar” é uma escolha, que vai muuito além das palavras. ela deve vir de dentro, com sinceridade, paciência, amor, sabedoria… que vêm  SOMENTE de Deus! Esses dois versículos explicam perfeitamente o plano de Deus para nós: As dificuldades geram a paciência, que com o passar do tempo torna-se a experiência, trazendo assim a esperança. Esperança em que? Em que Deus tem o MELHOR para nós!
Eu admito que é muito difícil esperar. Porém o mais difícil ainda é o querer esperar. O nosso relacionamento com Deus vai desenvolver a habilidade da paciência (ela é muuito necessária nesse processo de aprendizado da vida -o saber esperar). Cada vez que cultivamos o nosso relacionamento com Deus,  compreendemos melhor o seu amor e com isso, Ele nos ensina o VERDADEIRO valor de esperar.

  • Faça algo enquanto espera! 


Eu o tipo de pessoa que não gosta de ficar parada! E quando pensamos e falamos em esperar, logo vem à mente você literalmente parado, sentado, encruzando os braços esperando algo que nem você mesmo tem ideia do que é! Não é mesmo?! rs
Mas é totalmente ao contrário disso. (Remi o tempo!) Faça algo que seja essencial e necessário para o seu crescimento nesta área, enquanto espera!

Acredito que não seja somente a minha Mãe que fala isso quando estou “descansando” um pouquinho, sentada: “Se mexa! Faça algo enquanto espera o almoço. Me ajude com isso, com aquilo etc.”. Nenhum pai gosta de ver seu filho parado, enquanto o tempo passa. E com Deus não é diferente. Ok, você está esperando pela “pessoa certa”. E fica aí sentado, esperando? De braços cruzados? (Entenda, não estou falando pra você sair á caça! haha) Quero dizer, que você pode fazer algo muuito útil e produtivo: Servir a Deus! A melhor fase de nossas vidas pra servir a Deus, é enquanto estamos solteiros! (temos menos responsabilidades). Leia, estude, busque o saber, o conhecimento (santo e bom) principalmente em respeito a namoro/casamento. (Não se foque somente nisso para não ficar bitolado!)
Deus te dá um grande potencial, dons, disposição, habilidades para você usar isso a serviço dEle! Então aproveite esse tempo para servi-Lo melhor! Você ainda não tem as preocupações de ser esposo/esposa, pai/mãe, contas, preocupações! Nossa, taanta coisa! Aproveite o tempo livre que você tem! Existem trabalhos no Reino de Deus que só um solteiro(a) pode fazer. Aproveite este privilégio que Deus concede aos solteiros. Procure algum desafio que você possa assumir! (Paulo tratou disso na sua primeira carta aos Coríntios. O final do capítulo 7 é dedicado a isso -Dê uma lidinha!)
“…O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor. Mas o homem casado se interessa pelas coisas deste mundo e em como há de agradar a sua mulher.  Quanto às mulheres, as solteiras cuidem das coisas do Senhor, para ser santa, tanto no corpo quanto no espírito. Mas a mulher casada se interessa pelas coisas deste mundo em como agradar o seu marido…” -I Coríntios 7:32-35
  • Conte com o apoio de seus pais


“Filho meu, ouve a instrução de teu pai, e não deixes o ensino de tua mãe. Porque eles serão uma coroa de graça para a tua cabeça, e colares para o teu pescoço.” -Provérbios 1:8- 9

Diversas passagens da Bíblia falam sobre ouvir o conselho dos pais.
Ouvir nossos pais é algo indispensável, afinal Deus os escolheu para que fossem nossos pais, com uma das missões mais lindas do mundo: a de zelar por nós! O amor de nossos pais, é uma representação do amor de Deus por nós! Uma das funções deles é a de proteger o nosso coração. Eles com toda a certeza, são as melhores pessoas para nos ajudarem e aconselharem! (Muuito melhor que os nossos “amigos” de mesma idade, que também estão passando pelos mesmos problemas que nós.) Seja amigo de seus pais!E pra você que não vive com seus pais, ou estes não são cristãos, você pode ter “pais espirituais.” Procure algum casal que possa lhe ajudar, e “adote” pais espirituais. Estes podem orar com e por você, podem abrir teus olhos para aquilo que você não quer ver, enfim, podem te aconselhar e te guiar. Certamente ficarão felizes em ajudar!Tenho o grande privilégio de ter nascido em um lar cristão. Agradeço muito a Deus todos os dias por meus pais. Eles são meus melhores amigos; converso com eles sobre TUDO. Conto as experiências que passo, meus problemas, minhas dores, dificuldade, minhas alegrias… Quando estou em dúvida sobre o que fazer, qual decisão tomar, eles sempre estão lá para me ajudar! E isso acontece na área amorosa também. Quando me “interessava” por alguém, conversava com meus pais, buscando sua orientação. E eles sempre abriram os meus olhos para aquilo que eu não queria ver. Com o Victor não foi diferente. Meus pais oraram juntamente conosco, para que Deus mostrasse a vontade dEle para nossas vidas. Só que dessa vez (como era a vontade de Deus) foi diferente. A nossa vontade era também a vontade de Deus! \o/
Eu (infelizmente) já tive decepções e foi justamente quando eu não quis ouvir o que Deus queria me falar através de meus pais! Graças à Deus os ouvi a tempo! (:Por isso, faça dos seus pais seus aliados. Peça para eles que estes o ajudem a proteger o seu coração, que eles orem por você, e que sempre abram seus olhos para o que você não quer ver. E antes de você assumir um compromisso com alguém, converse com eles também!
(Entretanto, não “abuse” de seus pais, recorrendo à eles somente quando precisar de ajuda. Seja um amigo de verdade! Aprenda a aproveitar cada minuto ao lado deles. Pare de se preocupar somente com o seu futuro. Pare de pensar em como será seu futuro cônjuge. Deixe o tempo nas mãos de Deus. E aproveite o tempo com as pessoas que estão ao teu redor!

  • 50 anos! 


Quando chegar AQUELE momento em que você tiver certeza de que encontrou a pessoa certa, passe a avaliar a mesma… neste post , eu falo sobre namoro (que na verdade DEVE ser uma amizade mais íntima) e como devemos fazer tudo desde o começo. Entretanto, só quero fazer um breve comentário: Creio que, um futuro namoro deve surgir na amizade.  Porém, não avalie todos os seus amigos ou amigas como cônjuges em potencial. Mas busque amizades saudáveis, amizades que te levam pra mais perto de Deus. Amizades que glorifiquem a Ele. Antes de qualquer coisa, observe a avalie o relacionamento dele(a) com Deus. Como é o compromisso dele(a) com Deus? Avalie também o seu relacionamento com sua família.

Lembre-se que, se você busca um relacionamento, você deve buscar esse para a vida toda. Então avalie muito bem essa pessoa, ANTES de começar a namorar. Ou, no namoro, você vai ter surpresas desagradáveis!

Tente pensar como será essa pessoa com 50 anos! Se você vai estar do lado da pessoa que escolheu pro resto da sua vida, ainda tem que haver o mesmo amor, carinho e respeito que existia lá no começo do relacionamento. Com 50 anos, a beleza já não vai mais ser a mesma, seu cônjuge não vai ser a mesma coisa de quando você o conheceu e isso não é nenhuma novidade. Mas e ai? O amor ainda vai ser o mesmo? Avalie, mas lembre-se, você também estará sendo avaliado!
  • Pessoa certa


Eu sempre quis encontrar a pessoa certa. Mas nos últimos tempos, comecei a me perguntar: EU tenho sido a pessoa certa?
Não podemos exigir algo que nós não somos, ou não fazemos. Comecei a avaliar as minhas atitudes, manias, gostos, ideias, enfim… comecei a avaliar a minha vida como um todo e então iniciei um processo de mudança. Deixando manias e desenvolvendo habilidades. Prepare-se ao máximo para a SUA pessoa. Pense em como você pode fazê-la feliz! (Não seja egoísta! rs) Enquanto você espera e serve a Deus, aproveite o tempo também para melhorar seu caráter, para treinar as habilidades que te farão ser um bom cônjuge. Trabalhe seu caráter. Peça ajuda à Deus para que você possa mudar de acordo com a vontade dEle. Deixe-se ser moldado por Deus!

     
                   Falando mais direto!
  •  Aos meninos:Um trecho o livro “Eu disse adeus ao namoro”, diz assim:

“Homem: jamais peça o coração, a vida, os sonhos de uma mulher se você não está pronto para assumir um compromisso. Pois compromisso, entendemos algo para a vida toda! Não brinque com os sentimentos de uma mulher. Deus os criou para protegerem suas irmãs e não para brincar com os sentimentos delas. Infelizmente, há muitas piadas no meio cristão quanto a isso, por exemplo, dos irmãos metralhas: aqueles que atiram pra todo lado. Tem menino que mal entra na igreja e já sai “caçando”. Garoto, espera aí! Espere pela tua princesa! E cuide com o que você faz e fala, pois as meninas são movidas pela emoção, não permita que isso as afaste de Deus. Trate-as com respeito, como suas irmãs!”

(Não precisa dizer mais nada, né?!)

  • Às meninas

Meninas (geralmente) são movidas pela emoção, então, o primeiro cara que chega falando que você é linda, que te ama, que quer ficar o resto da vida com você, já conquista teu coração, não é verdade? Eu sei que sim… (É lógico que Meninas, cuidemos de nossos corações! Entreguemos nossas vidas, nossos sonhos ao Senhor. E, sejamos mais racionais na hora de escolher nosso futuro marido! Não se deixe levar pela emoção, pois o nosso coração é muito enganoso! A própria Bíblia nos adverte sobre isso!

Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o poderá conhecer?” -Jeremias 17:9

Olhe para os meninos como seus irmãos! E os tratem assim, com respeito! Não interpretem qualquer atitude de carinho ou respeito como paixão!

  • Conclusão:

Faça algo enquanto espera. Aproveite o seu tempo “livre”, para servir à Deus! Curta a sua família enquanto você está com eles, e seja amigo (de verdade) dos seus pais! É uma experiência muuito agradável, garanto! Conheça muito bem a pessoa, ANTES de querer entrar num relacionamento sério. Avalie muito bem. Você também será avaliado. Então, reflita no que você precisa mudar, suas atitudes, manias etc. E mude com a ajuda de Deus e de pessoas mais experientes.

  • À todos os que esperam


“A nossa vida é como uma corrida! E você está correndo no teu ritmo. Você não pode diminuir seu ritmo pra acompanhar alguém que ficou lá pra trás. E se ainda não tem ninguém correndo ao teu lado, espere, porque logo, logo vai ter alguém correndo junto de você, no mesmo ritmo. Pessoas que são de Deus, atraem pessoas que são de Deus” 


“Mas os que esperam no Senhor renovam as suas forças, sobem com asas como águias, correm e não se cansam, caminham e não se fatigam.” Isaías 40: 31
Espero que este post possa abençoar muuito a sua vida, de verdade!
Com muuito carinho e do fundo do meu coração, Tha.
Anúncios
4 comentários leave one →
  1. Setembro 4, 2012 2:15 pm

    Paz Thais,Admirável é a sua postura e concordo grau e genero .
    Me recordo quando me converti ao Senhor Buscando agradar-lo eu esperei alguns anos e valeu a pena esperar ….
    Depois q conheci a minha esposa antes de começar a namorar firmamos um proposito de oração 30 dias . sem ter contatos um com o outro nesse periodo nem tel.,net e nem encontros para ouvir a voz de Deus … e não somente a voz do coração .
    E depois desse periodo começamos a namorar .
    Namoro ( conhecer) Noivado (Decisão) Casamento ( Confirmação )

    • Setembro 4, 2012 2:40 pm

      Fico muito feliz quando vejo que realmente vale a pena esperar! O Senhor não falha em suas promessas. Gostei muito da definição de Namoro ( conhecer) Noivado (Decisão) e Casamento ( Confirmação ). Que Deus abençoe sua vida!

  2. Outubro 18, 2012 7:16 pm

    PERFEITOOOO o seu texto querida õ// Como seria bom se todas as meninas tivessem este mesmo pensando . Que Deus te abençoe muito e pode ter certeza , vc foi usada por Deus neste post , pois me ajudou muito . A gloria é toda de Deus õ/ Um beijo .

    • Outubro 18, 2012 9:03 pm

      Que bom que gostou, querida! E nós, filhas do Pai, sempre devemos ter uma postura diferente das outras meninas, que infelizmente só desagradam ao Senhor em suas atitudes. Devemos ser a luz do mundo e o sal da terra! Glória ao Senhor por sua vida, flor. Que bom que a ajudou!

      Com carinho, Tha.

Deixe seu comentário!

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: